As práticas foram realizadas no matadouro municipal de Cornudella de Montsant, em meio a um processo de transição geracional
Nos dias 12 e 14 de março, um treinamento abrangente sobre “Bem-estar animal durante o abate de ovinos e caprinos” em Cornudella de Montsant, o Priorado. O curso, com duração total de 10 horas, combinou sessões práticas e teóricas, dotando os 12 participantes das ferramentas necessárias para garantir o respeito e o bem-estar dos animais durante o processo de abate.
Alejandro Martínez RequenaVeterinário do Serviço de Gestão Pecuária (SOR) da Direção Geral de Pecuária do Departamento de Ação Climática, Alimentação e Agenda Rural, foi o responsável pela ministração do curso.
Com a celebração deste treinamento, foram transmitidos conhecimentos essenciais para garantir que os trabalhadores dos matadouros desempenham as suas tarefas com habilidade e sensibilidade, evitando causar dor ou sofrimento desnecessário aos animais. Além disso, tem contribuído para atenuar a falta de planos de formação nesta área no território, facilitando a continuidade da atividade dos pequenos matadouros e incentivando a sucessão geracional no setor pecuário da zona.
A organização desta iniciativa foi possível graças ao empenho dos Grupos de Acção Local que lideram o Grupo Operativo do Matadouro Móvel, a Associação de Desenvolvimento Rural da Catalunha Central e a Associação LEADER Ripollès Ges Bisaura, juntamente com a ARCA e o GAL Líder do Acampamento e as administrações do território.
O curso foi supervisionado pela Escola Agrícola de Mas Bové de Constantí, onde os participantes serão submetidos a um exame no dia 19 de março para obtenção do certificado de aptidão. Esta certificação não só reconhecerá a formação adquirida, mas também garantirá padrões de qualidade e respeito no manejo do gado nos matadouros..