É lançado o “Bilhete Rural”, uma ferramenta para promover o socorro rural e retardar o despovoamento

O “Bilhete Rural” é uma ajuda financeira para a criação e/ou ajuda a microempresas não agrícolas localizadas nos territórios LEADER da Catalunha. Os 11 Grupos de Acção Local LEADER serão responsáveis ​​pela distribuição e gestão destas subvenções.

Hoje, 25 de abril, o Departamento de Ação Climática, Alimentação e Agenda Rural publicou a primeira convocatória do “Bilhete Rural”. Auxílio destinado a promover o desenvolvimento rural através de apoios financeiros que podem atingir os 35 mil euros por projeto, com o objetivo de incentivar a criação de novas microempresas em meio rural, bem como a transmissão de empresas já em funcionamento. Os 11 Grupos de Ação de Líderes Locais serão responsáveis ​​pela gestão destas subvenções em cada um dos seus territórios. A chamada estará aberta até o próximo dia 27 de maio.

O “Bilhete Rural” é uma nova ajuda promovida pelo Departamento de Ação Climática, Alimentação e Agenda Rural que visa a criação e/ou aquisição de microempresas em transição dedicadas a uma atividade económica não agrícola. Esta nova ferramenta visa incentivar a criação de novos projetos no mundo rural e o incentivo ao alívio nas empresas que se encontram em situação de transferência.

Pode ser acessado por todos os interessados ​​em criar uma nova microempresa ou adquirir uma por transferência; bem como pessoas jurídicas e cooperativas não agrárias interessadas em promover um novo negócio ou assumir uma empresa já em operação. Os candidatos a este auxílio comprometem-se a manter a atividade empresarial durante um período mínimo de cinco anos, a contar do pagamento do auxílio.

O “Bilhete Rural” consiste num montante fixo determinado para cobrir as despesas mínimas e o ativo circulante exigido a uma empresa para o seu funcionamento ou transferência de atividade. Apoio financeiro que pode atingir os 35.000€ e que não está vinculado à realização de qualquer investimento.

A gestão do “Bilhete Rural” será realizada através os 11 Grupos de Ação Local LEADER do território, responsável pela implantação desta nova ferramenta; e você pode se inscrever em todas as localidades que estão na área Leader 2014-2022, atingindo assim mais de 500 municípios e 70% do território catalão.

O “Bilhete Rural” é incompatível com qualquer outro auxílio destinado à criação de empresasmas compatível com os pedidos de ajuda LEADER ligados a projectos de investimento.

Estas subvenções são cofinanciadas pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural da Catalunha 2014-2022 (operação 19.02.01).


A Agenda Rural da Catalunha

O “Bilhete Rural” cria um novo serviço de apoio às mulheres empreendedoras nas zonas rurais, para além dos já existentes no sector primário. Um novo recurso promovido pelo Departamento de Ação Climática que responde a uma das demandas mais importantes da Agenda Rural da Catalunha, um documento que coloca no centro do debate territorial e do desenvolvimento sustentável na Catalunha e na Europa a importância dos aspectos sociais, culturais , ambientais e econômicos que os territórios rurais possuem. No quadro da Agenda Rural da Catalunha, o combate ao despovoamento rural, a fixação das pessoas que vivem nestas zonas e a atração de novos talentos que dinamizam o tecido empresarial destes territórios e garantem o alívio geracional são aspectos que se apresentam como essenciais para o desenvolvimento presente e futuro destes territórios.

O “Bilhete Rural” responde à Agenda Rural incentivando a criação de novos projetos no mundo rural e incentivando o alívio nas empresas que se encontram em situação de transferência. É um novo dispositivo de ajuda rural que facilita a criação e consolidação de novas empresas nas zonas rurais do país e que concretiza uma das ações definidas no desafio 6 da Agenda Rural da Catalunha – Dinamismo económico e social inovação. Especificamente, a ação dá uma resposta nº789: Oferecer subsídios e vantagens fiscais a novas empresas e empreendedores no mundo rural. Ajuda aberta a todos os sectores, não apenas aos ligados ao sector primário. Ao mesmo tempo, o “Bilhete Rural” é o resultado do trabalho que está a ser realizado no âmbito da Agenda Rural e da área de consulta territorial para a sua implementação, que visa adaptar regulamentos, legislação, fiscalidade e a realidade administrativa às necessidades de cada território, os chamados Impermeabilização Rural.

Estas bolsas reproduzem, adaptando-se ao território catalão, o projeto “Ticket Rural” promovido pela Red Asturiana de Desarrollo Rural-READER. Uma iniciativa que está em funcionamento desde 2016 e que tem tido grande acolhimento e repercussão no território rural asturiano.

Noções básicas da chamada RURAL TICKET

Noções básicas de modificação da chamada RURAL TICKET

Chamada RURAL BILHETE

Território LÍDER

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *