Os Viver de Cellers del Penedès e La Gatera, com dois modelos completamente distintos, contribuem para o mesmo objetivo: promovem o empreendedorismo agroalimentar e facilitam a produção de produtos de elevado valor acrescentado
Na última quarta-feira, 5 de junho, a Associação de Iniciativas Rurais e Marítimas da Catalunha (ARCA) organizou o dia “Oficinas compartilhadas. Visita ao Viveiro de Penedès e Caves La Gatera”, onde foram realizadas duas visitas técnicas a oficinas partilhadas recentemente criadas na região de Alt Penedès.
O dia foi inaugurado pelo Vereador para a Promoção Económica da Câmara Municipal de Vilafranca del Penedès, Sr. Miquel Medialdea, que destacou o alinhamento de diferentes atores para levar adiante projetos como o Viver de Cellers del Penedès, promovido conjuntamente pela Câmara Municipal de Vilafranca, a Câmara Municipal de Alt Penedès e o DO Penedès.
Em seguida, ocorreu uma apresentação introdutória. Eloi Guinjoan, técnico da ARCA, explicou o que são as oficinas partilhadas, que modelos existem e que função social e territorial desenvolvem, sublinhando o impacto positivo que geram em quatro grandes áreas: na economia rural, no setor agroalimentar, no território e na alimentação do povo.
Em seguida foi a vez das visitas técnicas. Primeiramente foi visitado o Viver de Cellers del Penedès, localizado em Vilafranca del Penedès. É um espaço propriedade da Câmara Municipal e gerido pela DO Penedès, que foi inaugurado para a vindima 2023. El Viver oferece aos utilizadores a possibilidade de iniciar um projecto de vinificação em instalações partilhadas com outros viticultores e equipadas com máquinas de primeira qualidade. O usuário tem um prazo de 4 anos para utilizar o Viver e fazer crescer seu projeto, após o qual terá que avaliar se seu projeto pode caminhar sozinho e criar sua própria vinícola. Atualmente, o Viver acolhe um total de 7 utilizadores que produzem vinhos dentro da DO Penedès.
Em segundo lugar, visitamos La Gatera, localizada em Guardiola de Font-rubí. Neste caso, trata-se de uma oficina de vegetais processados e refeições preparadas, criada e autogerida por um grupo de produtores que se uniram numa cooperativa. La Gatera foi lançada no início de 2024 e atualmente trabalham lá 5 produtores, com previsão de que esse número aumente nos próximos meses. Graças ao tipo de oficina é possível produzir uma grande variedade de produtos: pastelaria, azeitonas, kombuchá, queijos veganos, compotas, etc. La Gatera também planeja criar em breve um espaço de coworking dentro de suas instalações.
Por fim, o dia encerrou com um espaço de networking, onde os participantes puderam trocar impressões e gerar conhecimento, enquanto degustavam uma seleção de produtos elaborados em La Gatera e no Viver de Cellers del Penedès.
O dia, enquadrado no Plano Anual de Transferência de Tecnologia (PATT) do Departamento de Ação Climática, Alimentação e Agenda Rural da Generalitat da Catalunha, contou com a presença de cerca de vinte pessoas.