Onde e que siderata deve ser semeada no final do verão




A introdução de fertilizantes orgânicos de origem animal no solo tem um efeito benéfico na sua estrutura, fertilidade e qualidade dos produtos produzidos. Sua falta pode ser amplamente compensada pelo cultivo de adubo verde, porque a terra precisa constantemente de matéria orgânica fresca. Geralmente chamamos isso de fertilização verde.

Onde e quais siderados devem ser semeados?

No final do verão, é aconselhável semear culturas que possam sobreviver ao inverno – centeio de inverno, feno-grego e aveia. Esses tipos de siderados são especialmente úteis para áreas com solo pesado. O sistema radicular denso e fibroso dos cereais melhora a estrutura – a terra transforma-se em pedaços finos e permite, após o processamento mecânico, aumentar a permeabilidade, saturando-a tanto quanto possível com ar.

O centeio de inverno deve ser semeado em parcelas onde está previsto o cultivo no próximo ano, que será plantado em maio – pepino, tomate e abobrinha. É aconselhável semear uma mistura de feno-grego e aveia onde serão cultivadas couve (precoce ou tardia) e batata precoce.

Antes de semear as culturas sideradas, aplique 25 g de superfosfato granulado e 20 g de cloreto de potássio por 1 metro quadrado. Graças aos fertilizantes, as plantas se desenvolverão mais ativamente e formarão uma massa verde mais rica. Os sais minerais absorvidos pelas culturas sideradas ficarão ligados aos seus tecidos e, após a incorporação da massa verde no solo, não poderão ser lavados pela água. Na safra seguinte, quando a massa verde estiver mineralizada, o fósforo e o potássio ficarão gradativamente disponíveis para absorção pela cultura plantada no local. Graças a isso, ajudarão a aumentar a produtividade sem perdas.

As quantidades de sementes de centeio de inverno ou de uma mistura de feno-grego e aveia são de cerca de 20 g por 1 m2. Podem ser espalhadas e depois enterradas no solo com enxada ou da forma habitual na mecanização. No tempo seco é obrigatório regar para que os rebentos apareçam o mais rápido possível. Para uma melhor germinação das culturas de cereais, as culturas após a germinação podem ser alimentadas com nitrato de amônio – 5 g por 1 metro quadrado.

Após a interrupção do crescimento da massa verde devido ao frio, as plantas de ervilhaca e aveia são ceifadas, lascadas e aradas. O centeio pode ser deixado na parcela porque em condições favoráveis ​​continuará a aumentar a massa verde. No início de abril também é ceifada, quebrada e arada.

Para áreas que necessitam e devem ser caladas, é aconselhável semear mostarda ou colza como siderado. Não precisam de muito calor e podem continuar a crescer mesmo depois das primeiras geadas. Quando as temperaturas caem e o seu crescimento cessa, a massa verde é ceifada, são adicionados caleiros adequados e enterrados no solo.

É importante saber que na próxima safra poderão ser semeadas neste local hortaliças que não pertencem à família do Couve.

A escolha correta do siderado ajudará a melhorar a estrutura do solo, a enriquecê-lo, adequado à respectiva cultura.

Onde e que siderata deve ser semeada no final do verão

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *