O cultivo da monocultura da batata apresenta riscos e o que plantar depois deles




A batata pode ser colhida em muitas partes do país em agosto e é um excelente trampolim para o início das colheitas subsequentes. Isto permite não só prolongar a época para uma nova colheita, mas também curar o solo e prevenir o desenvolvimento de ervas daninhas. A questão – o que plantar depois da batata é muito relevante, porque o plantio sucessivo permite aproveitar ao máximo o espaço disponível e proteger a batata, que é suscetível a doenças e pragas no cultivo em monocultura.

Descobriu-se que batatas orgânicas assadas contêm mais potássio do que bananas. A rica diversidade varietal (do ultraprecoce ao tardio) permite-nos cultivá-los numa correia transportadora, mas as condições de monocultura acarretam riscos significativos.

As batatas pertencem à família das batatas (Solanaceae), assim como outros vegetais populares – tomate, pimenta, berinjela.

Embora a rotação de culturas seja benéfica para todas as culturas, sem exceção, os representantes desta família necessitam urgentemente desta prática. Isso porque atraem doenças e pragas persistentes, como vermes, que se instalam no solo por muito tempo.

Quando cultivada por muito tempo no mesmo local, a batata também causa fadiga do solo, o que exige alimentação constante. Após a colheita das variedades precoces, a escolha das culturas de rotação é bastante rica (feijão, endro, beterraba, rabanete, saladas, abobrinha, cenoura, pepino, etc.), sendo as opções tardias menos.

Cultivo de siderados

Os siderados são fertilizantes verdes, mas podemos escolher aqueles que fazem bem à saúde e enriquecer a nossa mesa com vegetais frescos.

Contra vermes é adequado para crescer mostarda e canola. É um excelente adubo verde depois da batata porque é um biofumigante e pode ser eficaz contra vermes e nematóides da batata. A mostarda branca não é resistente à geada e morre em geadas severas, mas não precisamos incorporá-la no solo. As folhas são boas para salada e tratamento térmico porque contêm muitas substâncias úteis. A rúcula também pode ser cultivada em pequenas parcelas.

Tremoço é uma cultura resistente ao frio que também repele vermes, solta o solo, enriquece-o com nitrogênio e ajuda a absorver mais facilmente os compostos de fósforo.

Recuperação da fadiga do solo

Quando uma cultura é monocultivada, há um desequilíbrio de nutrientes e a colheita é reduzida, e isso também vale para a batata. Para eliminar a fadiga do solo, é adequado o cultivo de leguminosas – feno-grego, ervilha, feijão, soja, etc. A massa verde enriquece o solo e é alimento para micro e macroorganismos benéficos.

Anticaspa junto com a batata, o cultivo de todos os tipos de repolho é adequado.

Nos últimos anos, a couve se tornou popular – um tipo de vegetal de folhas verdes da família do repolho, também conhecido como couve. Esta cultura é extremamente rica em vitaminas – A, C, B1, B2, B3, E e K. Também contém proteínas, ácidos graxos ômega-3, ácido fólico e fibras.

Além de interromper efetivamente o ciclo de vida do patógeno, a couve é resistente a baixas temperaturas (algumas variedades podem suportar até -23 graus Celsius). Após o congelamento, seu sabor melhora significativamente porque o amido se transforma em açúcares.

Depois das batatas tardias, podemos plantar mais variedades de inverno de cebola e alho, couve chinesa, saladas, nabos e rabanetes.

O cultivo da monocultura da batata apresenta riscos e o que plantar depois deles

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *