A lesma leopardo é um novo inimigo no jardim




Entre os gastrópodes, estes diversos moluscos invertebrados, nudibrânquios e caracóis sem casca são os mais numerosos. Eles são conhecidos principalmente por seu lado desagradável – como pragas perigosas de plantas.

Recentemente, surgiu uma espécie invasora perigosa – um grande caracol vermelho pelado, que tem um apetite invejável, alta taxa de reprodução, resistência à seca e ao congelamento, além de falta de inimigos naturais.

O caracol-leopardo supera seu parente em tamanho, atingindo 13-20 cm de comprimento na idade adulta e possui uma coloração muito colorida. Dado o seu tamanho, é capaz de causar danos muito graves a diversas espécies de plantas.

Qual é a aparência do caracol leopardo, onde mora e o que come?

O molusco está entre os maiores das nossas latitudes. A variante mais comum apresenta manchas escuras de “leopardo”, abundantemente espalhadas sobre um fundo claro – quase branco, cinza acinzentado ou marrom-bege. Essas manchas costumam ser coletadas em listras longitudinais, que podem ter diferentes formatos, tamanhos e cores – às vezes elas se fundem com o fundo e criam a ilusão de uma cor.

O corpo está nu com uma superfície enrugada. Os tentáculos são bastante longos, de cor marrom-rosada, sem manchas escuras, e o muco é espesso, incolor e pouco pegajoso.

Em ambiente natural, esta espécie de lesma vive em florestas mistas e de folhas largas, mas há muito se adaptou à vida em plantações cultivadas, preferindo locais mais abrigados, úmidos e com muita luz solar durante o dia. Está ativo principalmente após o pôr do sol e ao amanhecer.

Como todos os nudibrânquios, os caracóis leopardo não toleram altas temperaturas e baixa umidade. Em altas temperaturas prolongadas acima de 25 graus Celsius, os moluscos podem perder completamente a capacidade de reprodução e, quando os níveis de umidade diminuem, procuram abrigo ativamente. Esses grandes caracóis podem sobreviver até 50% da perda de umidade corporal, mas se não conseguirem encontrar abrigo, morrem.

A vida útil do caracol leopardo é de 2,5 a 3 anos, durante os quais eles apenas crescem, mas não se reproduzem. No segundo, começam a botar ovos após o acasalamento, mas se isso não acontecer não há problema, pois o caracol pelado é hermafrodita. Aliás, o acasalamento também acontece à noite ou em dias nublados de uma forma bastante incomum – os moluscos ficam pendurados de cabeça para baixo em longos cordões mucosos.

Os aglomerados de ovos aparecem no final da primavera até meados do verão. Ao contrário da maioria dos caracóis nus, os ovos dos representantes desta espécie não são amarelo-esbranquiçados, mas redondos e totalmente transparentes. Eles os colocam em porções em vários lugares não distantes uns dos outros – em fendas do solo, na base de plantas herbáceas e outros abrigos protegidos da luz solar e suficientemente úmidos.

O número de ovos depende da idade do indivíduo, nutrição, estado fisiológico e condições climáticas, e a fecundidade média de um caracol grande é de 100-500 peças.

A eclosão de indivíduos jovens geralmente ocorre em massa no início do outono. Os caracóis imediatamente começam a se alimentar ativamente e a crescer rapidamente. Sua presença é perceptível pelos rastros brilhantes que deixam em seu lodo. Indivíduos adultos e adultos hibernam em abrigos adequados.

Como se livrar do caracol leopardo?

Este tipo de praga é generalizado. Alimenta-se de tecidos vegetais e danifica gravemente vários tipos de plantas em parques, hortas e hortas, estufas, bem como frutas e vegetais em armazéns. Eles têm preferência por partes suculentas e macias das plantas, mas são capazes de comer a planta inteira, deixando apenas o esqueleto nu. O muco viscoso que envolve as folhas impede o desenvolvimento dos ramos jovens.

Espalhar cascas de ovos esmagadas, cinzas ou plantar plantas repelentes não é muito útil para lesmas leopardo. A utilização de iscas aromáticas (cerveja, kvass, fruta podre, etc.) é mais cómoda, eficaz e amiga do ambiente para combater lesmas de todos os tipos e tamanhos.

A destruição regular de ninhos de ovos também é de grande benefício, mas se este procedimento em relação a outros tipos de caracóis nus for realizado no final do outono e início da primavera, então para o caracol leopardo é feito desde o início do verão.

Quando a quantidade é grande, devemos utilizar produtos orgânicos que sejam seguros para as pessoas e para o meio ambiente em geral. As preparações eficazes são: Bio Plantella, Agrimetal (Venish GB), Homeoplant lumache, Mezurol schnekenkorn 4G, Limatak, etc.

A lesma leopardo é um novo inimigo no jardim

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *