Os benefícios das minhocas – os “mineiros” do solo




Foto: sinor.bg

Sabe-se que as minhocas melhoram as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, aumentando sua fertilidade. A experiência mundial das últimas décadas mostra que são eles que criam terras “vivas” comparáveis ​​​​ao chernozem. Não podemos encontrar melhor ajudante do que eles – são verdadeiros arquitetos da fertilidade.

No século 19, as minhocas eram consideradas pragas, mas agora são nossas ajudantes. A maquinaria pesada, a lavoura intensiva e o uso generalizado de pesticidas reduziram drasticamente a sua população. A sua quantidade, biomassa e diversidade foram consideradas critérios importantes para a fertilidade. Os vermes também aumentam a resiliência e melhoram a adaptação das culturas às alterações climáticas.

Quais solos os vermes preferem?

As minhocas são as “mineiras” do solo e quanto mais favoráveis ​​forem as condições, maior será a sua quantidade e diversidade no solo. Solos arenosos-argilosos e argilosos-arenosos são bons para o seu desenvolvimento, evitando solos arenosos secos e argilosos pesados. Apenas espécies raras que se adaptaram às condições desfavoráveis ​​conseguem sobreviver nas turfeiras ácidas.

Como o clima afeta seu desenvolvimento?

As minhocas não conseguem regular a temperatura do próprio corpo e, quando está muito seco e quente, vão para as camadas mais profundas do solo para dormir no verão. Em temperaturas mais baixas, eles se deslocam para locais que não congelam e seu metabolismo diminui ao mínimo. Nos dias de inverno, quando o solo não está congelado, os vermes podem acordar e subir à superfície. Eles são mais ativos na primavera e no outono. Isso se deve ao fato de não tolerarem a seca. Todos os dias, os vermes perdem até 20% do peso corporal na forma de muco e secreções. Portanto, eles precisam de umidade para permanecerem vivos.

Como eles se reproduzem?

As minhocas são hermafroditas e indivíduos sexualmente maduros podem ser identificados pelo “cinturão genital” que cobre seu corpo. O pico de sua atividade reprodutiva ocorre em março-abril e setembro-outubro. As minhocas se alimentam principalmente de restos de plantas. Eles empurram a matéria orgânica para os seus túneis, onde é primeiro digerida pelos microrganismos do solo e depois se alimentam dela. Os vermes não têm dentes e não podem comer diretamente raízes e partes aéreas das plantas.

Com o que e como podemos apoiar o desenvolvimento ativo das minhocas?

As condições ideais para o desenvolvimento ativo das minhocas são: solo arejado e solto, culturas diversas, rotação de culturas com siderados incluídos, bem como uma variedade de resíduos vegetais.

Arados e discos giratórios rápidos causam grandes danos – de 25% a 70% das minhocas morrem no cultivo mecanizado. O tipo e a quantidade de fertilizantes importados influenciam. O composto ligeiramente podre é melhor para o seu desenvolvimento do que o composto já maduro. O esterco fresco rico em amônia é tóxico para as minhocas. A elevada acidez do solo (pH abaixo de 5,5) também é prejudicial.

Vários pesticidas (incluindo tratamentos de sementes), bem como fertilizantes minerais, aumentam a mortalidade e reduzem a fertilidade dos vermes.

Quais são os benefícios das minhocas?

Os benefícios de ter minhocas no solo são muitos. Suas passagens aumentam a quantidade de microporos e assim proporcionam boa aeração e drenagem do solo.

Mais de 90% dos locais onde as minhocas depositam seus resíduos ricos em nutrientes estão repletos de raízes de plantas. Isto proporciona-lhes um ambiente favorável ao crescimento e desenvolvimento. As passagens verticais geralmente atingem uma profundidade de 3 a 6 m.

Digerindo matéria orgânica morta, os vermes enriquecem o solo com oligoelementos. Eles produzem entre 40 e 60 toneladas de excrementos por hectare a cada ano. Suas fezes sólidas contêm em média 5 vezes mais nitrogênio, 7 vezes mais fósforo e 11 vezes mais potássio do que no solo normal.

Podemos dizer que as minhocas renovar o solo transferindo nutrientes ot as camadas profundas inferiores às superiores. Desta forma, também melhoram a estrutura, tornando o solo pesado mais solto e o solo arenoso mais coeso.

Os vermes que arrastam as folhas caídas para o solo aceleram a decomposição dos patógenos foliares, incluindo os fungos nos estágios de inverno (mesmo aqueles que causam a crosta da macieira). Também auxiliam no combate às pragas do solo, melhorando o crescimento e a reprodução da biota benéfica do solo.

As minhocas não são apenas úteis, mas também, em muitos aspectos, ajudantes indispensáveis.

Os benefícios das minhocas - os

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *