Principais motivos para ter mais flores masculinas na abobrinha




Foto: sinor.bg

A abobrinha é uma cultura bastante despretensiosa e de rápido crescimento, mas tem suas peculiaridades. Começam a frutificar rapidamente, mas preferem áreas ensolaradas com solo bem cultivado e rico em matéria orgânica, tendo reação neutra.

Uma característica da frutificação das abobrinhas é que elas desenvolvem dois tipos de flores, que se localizam sucessivamente no caule das plantas. As fêmeas possuem basicamente um pistilo, a partir do qual se formam os frutos após a polinização, e os machos estão localizados em um caule florido e muitas vezes dominam.

A que se deve a maioria das cores masculinas?

As razões para o domínio das cores masculinas são diferentes e, às vezes, várias ao mesmo tempo.

1. Sementes jovens – isto pode ser devido às sementes jovens produzirem flores predominantemente masculinas. Os especialistas aconselham mantê-los por pelo menos três anos em local adequado e depois semear. Sementes mais velhas, mas dentro do prazo de validade, dão mais flores femininas.

2. Regras violadas de rotação de culturas – predecessores inadequados são todas culturas “relacionadas” – abóboras, pepinos, melancias, melões, etc. Recomenda-se plantá-los no mesmo local após 4-5 anos.

3. Solo ácido – as condições ideais requerem uma reação neutra do solo, mas desenvolvem-se e frutificam bem, mesmo em solo ligeiramente alcalino. Ao plantar em solo com alta acidez, pode não haver amarras, mas as flores masculinas dominarão. Para reduzir a acidez pode-se usar farinha de dolomita ou cinza de madeira.

4. Densidade de plantio – o plantio denso de plantas tem forte influência no seu desenvolvimento. Deve ser adaptado às características varietais da abobrinha. Desenvolvem uma grande massa foliar e, quando plantadas densamente, as folhas impedem uma boa iluminação e ventilação – como resultado, formam-se mais flores masculinas e muitas vezes os poucos botões ficam amarelos, apodrecem e caem.

Devem ser observadas as distâncias recomendadas entre os arbustos, bem como retiradas as folhas velhas. O cultivo vertical é uma solução favorável para a postura de variedades.

5. Condições de temperatura – com flutuações bruscas de temperatura, as plantas sofrem estresse. No frio não formam flores femininas e no calor são predominantemente masculinas, mas o pólen também se torna estéril e não há polinização.

6. Rega inadequada – a abobrinha é uma cultura que adora umidade, mas a rega excessiva no início da floração provoca a formação de flores predominantemente masculinas. Nesta fase de desenvolvimento, é aconselhável não exagerar na rega. Deve ser adaptado às condições específicas de temperatura. O consumo médio de água deve ser de cerca de 10 litros por metro quadrado. Afrouxamento do solo e cobertura morta reduzirá a frequência de rega.

7. Deficiência de nutrientes

A alimentação balanceada garantirá o desenvolvimento uniforme das flores masculinas e femininas, o que, por sua vez, garantirá uma boa colheita. Quantidades excessivas de nitrogênio estimularão o desenvolvimento principalmente de folhagens e flores masculinas.

É importante conhecer bem os motivos da formação de flores predominantemente masculinas, o que prejudica a colheita, e medidas oportunas permitirão sua retirada.

Principais motivos para ter mais flores masculinas na abobrinha

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *