A utilização de fertilizantes na agricultura da UE está a diminuir




Em 2022, a quantidade de fertilizantes minerais (azoto e fósforo) utilizados na produção agrícola na UE é de 9,8 milhões de toneladas registada pelo Eurostat. Isto representa um declínio acentuado de 10,3% em comparação com o montante utilizado em 2021 e um declínio acumulado de 15,9% em relação ao pico relativo em 2017.

O declínio da utilização de fertilizantes minerais na UE em 2022 está parcialmente relacionado com o aumento acentuado dos preços dos fertilizantes na sequência da agressão militar da Rússia contra a Ucrânia e da imposição de sanções contra a Rússia, tal como afirmado na comunicação da Comissão intitulada “Proteger a segurança alimentar e reforçar a a sustentabilidade dos sistemas alimentares”.

Dentro dos fertilizantes minerais, a utilização de fertilizantes azotados na produção agrícola da UE foi reduzida para aproximadamente 8,9 milhões de toneladas em 2022, o que equivale a uma redução anual de 9,4%.

A utilização de fertilizantes azotados na agricultura é mais elevada nos países que também estão entre os principais produtores agrícolas da UE, nomeadamente a França (2,0 milhões de toneladas) e a Alemanha (1,1 milhões de toneladas).

Em 2022, a utilização de fertilizantes fosfatados na agricultura da UE foi de 0,9 milhões de toneladas. Isso equivale a uma queda de 17,9% em relação ao valor utilizado em 2021.

Os países com maior utilização de fertilizantes fosfatados na agricultura em 2022 são França, Espanha, Itália e Roménia; em conjunto, representam cerca de metade da utilização total na UE.

A utilização de fertilizantes na agricultura da UE está a diminuir

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *