O ácaro do morango ameaça não só a colheita futura, mas também as plantas




Apesar do seu pequeno tamanho de 0,1 a 0,2 mm, o ácaro do morango causa danos muito visíveis, com as plantas atrofiadas, permanecendo pequenas e os rendimentos significativamente reduzidos. Em caso de danos mais significativos, os morangos param de frutificar completamente.

Sinais de ataque do ácaro do morango

As folhas afetadas pelo ácaro ficam amarelas, murcham, parecem cobertas por uma película oleosa e incham doentiamente. As folhas danificadas ficam gravemente deformadas e secam gradualmente. É muito difícil para as plantas sobreviverem e, depois que as folhas secam prematuramente, as plantas gravemente afetadas e enfraquecidas morrem no inverno.

Uma característica do desenvolvimento dos ácaros é o seu número insignificante no início da primavera, o que permite que os morangos desenvolvam folhas de aparência normal, mas depois rapidamente começam a inchar, enrugar e deformar – parecem doentes.

Desenvolvimento do ácaro do morango

Os ácaros hibernam na base dos arbustos de morango e, após acordarem, as fêmeas depositam até 15 ovos, desenvolvendo de 5 a 6 gerações por temporada. A umidade, o calor e o aumento da densidade são condições favoráveis ​​ao desenvolvimento dos ácaros e, quando aparecem os bigodes, os brotos jovens são preferidos pelas pragas e grande parte deles se desloca para lá.

O que deveríamos fazer?

Foi estabelecido que os ácaros não gostam de água quente com sal, por isso podemos mergulhar as mudas em uma solução de sulfato de cobre e sal de cozinha. Em 10 litros de água, dissolvemos 1 colher de sopa de sulfato de cobre e 3 colheres de sal de cozinha e mergulhamos as mudas profilaticamente, depois enxáguamos com água limpa.

As plantas que estão nos canteiros mas muito danificadas devem ser desfolhadas, tomando cuidado para não danificar as pontas de crescimento. As folhas são coletadas e queimadas ou levadas para fora da parcela, seguida de tratamento com Aktara ou outro inseticida adequado. Em caso de ataque leve ou para prevenção, podem ser utilizados produtos biológicos adequados.

Medidas preventivas

A medida mais eficaz para combater os ácaros é a prevenção, que inclui:

– dividir os canteiros com morangos em grupos separados por idade, devendo as plantas ser substituídas a cada três anos;

– as entrelinhas e o solo próximo aos canteiros também devem ser beneficiados;

– não deveria ser permitido o aumento da densidade de plantação;

– as plantas são regadas pela raiz, sem molhar as partes aéreas;

– remoção oportuna de bigodes e folhas velhas;

– criação de variedades mais resistentes aos ácaros.

O uso de preparações químicas nos períodos de não frutificação desempenha um papel importante. Existem também inseticidas mais suaves (Akarzin, Afitek EC, Apolo 50 SK, etc.), que são menos tóxicos para as abelhas e outros animais benéficos.

O ácaro do morango ameaça não só a colheita futura, mas também as plantas

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *