Nutrição adequada da pimenta

 

Cada cultura é caracterizada por suas peculiaridades nos distintos estágios de desenvolvimento e frutificação. A nutrição do pimentão difere significativamente da do tomate e da berinjela – independentemente de serem da mesma família.

O desenvolvimento dos frutos da pimenta pode ser condicionalmente dividido em dois períodos – a formação dos laços e seu crescimento, e o seguinte está relacionado ao vazamento. Verificou-se que durante a formação dos frutos, a pimenta necessita de 20% menos nitrogênio, quase 1,5 vezes menos fósforo e 2 vezes menos potássio que o tomate. Magnésio e cálcio são praticamente iguais.

A proporção de nitrogênio, fósforo e potássio nesta fase deve ser: N>P>K, sendo a proporção de nitrogênio a maior e a de potássio a menor. Portanto, ao contrário do tomate, a necessidade de cinzas ou monofosfato de potássio da pimenta neste período é significativamente menor.

O nitrogênio é mais importante para a pimenta durante o crescimento inicial dos frutos do que o fósforo e o potássio. Os fertilizantes orgânicos, especialmente composto, esterco podre e adubo verde fermentado (mais de 5 dias), contêm quantidades significativas de nitrogênio nitrato. Esses fertilizantes são necessários no cultivo orgânico da pimenta, mas devemos ter muito cuidado porque podem facilmente causar overdose e acúmulo de nitratos na fruta.

Na agricultura convencional, dá-se preferência ao sulfato de amônio e à ureia. A fertilização com ferro quelatado também ajuda a evitar o acúmulo de nitrato nas frutas.

Nutrição da pimenta durante o crescimento dos frutos

Para a alimentação inicial (por 10 litros de água) são necessários: 1 colher de sopa de uréia ou 2 colheres de sulfato de amônio e 0,5 colheres de sopa de fosfato monopotássico.

O fosfato monopotássico (0,5 colheres de sopa) pode ser substituído por uma mistura de 0,5 colheres de sopa de sulfato de potássio e a mesma quantidade de superfosfato duplo. A taxa de consumo é de 1 litro por planta a cada 7 dias.

Posteriormente, quando a pimenta está na fase de frutificação, a proporção de nutrientes necessários muda, com o potássio assumindo a posição de liderança (K>P>N). O papel das soluções de cinzas já está crescendo significativamente. Nesta fase, o fósforo pode ser completamente excluído da composição dos nutrientes, pois no período anterior já se acumulou bastante no solo, e o sistema radicular da pimenta está significativamente mais fraco e cresce pouco. Deve-se adicionar nitrogênio, mas em pequenas quantidades.

Ao despejar as frutas em 10 litros de água, você precisa de:

– 1 kg de cinza de madeira;

– 0,5 litros de vinagre forte;

– 0,5 colher de sopa de uréia.

A taxa de consumo é de 1 litro por planta em 7 dias. Essa nutrição também é uma boa prevenção contra a podridão.

Neste período responsável, também é importante regar bem a pimenta. A necessidade de umidade do ar e do solo é significativamente maior do que a dos tomates. O solo sob as plantas deve estar sempre moderadamente úmido. Mudanças na umidade são prejudiciais à pimenta e a irrigação por gotejamento é uma excelente opção.

Nutrição adequada da pimenta
Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *