Ageratum – fragrância sutil e cores encantadoras para o seu jardim




Ageratum pertence à família Astrovi e é cultivado como jardim ou vaso de planta. Seu nome em grego significa “quem não envelhece” e agrada com suas flores desde o início da primavera até o final do outono. Suas flores fofas em miniatura com uma fragrância maravilhosa e sutil criam uma sensação e conforto incomparáveis ​​no jardim.

Características biológicas

Ageratum é originário da América do Sul e Central e cresce lá como uma planta perene, mas em nosso clima é cultivado anualmente. Se nos meses de inverno a armazenarmos em um local claro e fresco, e na primavera tirarmos mudas, podemos multiplicá-la e obteremos plantas idênticas. As diferentes espécies atingem uma altura de 10 a 60 cm. As folhas são rômbicas ou ovais, dentadas, ásperas e cobertas de pêlos.

A flor do sol, papoula da Califórnia

O sistema radicular e o caule do Ageratum são altamente ramificados. Nos locais de contato com o solo formam-se numerosas raízes acessórias, permitindo seu rápido crescimento e ramificação.

As flores são pequenas, bissexuais, perfumadas e coletadas em pequenos cestos que lembram “penugem”, que por sua vez formam complexas inflorescências tireoidianas. Eles são coloridos de azul celeste a violeta, rosa ou branco.

Cultivo e reprodução

As sementes são formadas principalmente no caule principal e nos ramos de primeira ordem, pequenos e de cor marrom-escura. 1 grama contém cerca de 6 a 7 mil sementes e retêm a germinação por 3 a 4 anos. A propagação de sementes não produz descendentes puros. Diferentes tonalidades de cores com diferentes alturas são obtidas de uma planta (a pureza máxima de até 80% é obtida nas melhores condições). A propagação por estacas permite preservar as qualidades de uma determinada espécie.

A floração de todas as variedades e híbridos de Ageratum dura da primavera ao outono, mas se criarmos condições adequadas para isso, também pode florescer no inverno. Para uma floração abundante, várias condições devem ser atendidas:

– as plantas são compactas apenas em locais abertos e ensolarados e mesmo em sombra fraca alongam-se e florescem de forma insociável;

– o solo deve ser leve, neutro, e em solo rico dá muitos galhos e folhas em detrimento das flores;

– se as plantas cresceram muito, podemos cortá-las com segurança, porque tolera bem a poda e a modelagem e voltará a florescer – esta técnica também é usada para prolongar a floração.

Doenças e pragas

Ageratum é uma planta suficientemente resistente a doenças e pragas. Em alguns anos chuvosos, é afetado pela podridão das raízes ou murcha bacteriana. As mudas são frequentemente atacadas por moscas brancas e ácaros. As folhas afetadas devem ser removidas e pulverizadas com um inseticida adequado.

Algumas plantas plantadas nas proximidades formam manchas de flores eficazes. Pode ser combinado com malmequeres ou malmequeres de baixo crescimento, é adequado para vasos e recipientes de rua, e também para caixas de varanda. Variedades altas são adequadas para um vaso e duram muito se os pedúnculos forem cortados quando as flores do meio estão abrindo.

Ageratum – fragrância sutil e cores encantadoras para o seu jardim

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *