Vários motivos para plantar latim no jardim




sinor.bg

A capuchinha, mais conhecida como capuchinha, é uma planta com flores extremamente útil e atraente que pode ser semeada até meados de junho. O rápido crescimento em climas quentes garante não apenas a propagação de cores brilhantes, mas também proteção adicional para as frutas e vegetais. A planta é comestível e faz parte de muitas receitas culinárias.

Existem muitas variedades de capuchinha, mas basicamente elas podem ser divididas em dois tipos: rasteira ou rasteira e espessa.

Como os nomes indicam, a principal diferença está na natureza do crescimento – alguns formam caules longos, enquanto outros permanecem compactos e são frequentemente chamados de “anão”. Cerca de 50 variedades estão disponíveis no mercado: com folhas verdes ou variegadas, laranja, toda a gama de vermelhos, cremes, rosas e cores variadas, e também diferentes formatos de inflorescências.

Os latinos são cultivados a partir de sementes plantadas diretamente no solo – assim que a ameaça de geada passa. Recipientes ou comprimidos biodegradáveis ​​também podem ser usados para acelerar a floração.

Sementes do tamanho de uma ervilha germinarão em um local ensolarado em 10 a 12 dias. A capuchinha é uma planta despretensiosa e floresce bem em solos de qualidade relativamente baixa se for regada regularmente. Estas plantas não necessitam de alimentação adicional, porque um solo muito fértil produzirá mais folhas e menos flores. Esta característica, caracterizada pelo rápido desenvolvimento com alimentação mínima, é frequentemente utilizada para controle de ervas daninhas. As folhas sombreiam e evitam o desenvolvimento de ervas daninhas concorrentes.

Além de uma flor linda e despretensiosa que pode nos deliciar até cair a geada, a latica também dá outros bônus.

Atrai insetos polinizadores e caçadores de pragas

O doce néctar da Latina atrai muitos insetos benéficos polinizadores, incluindo abelhas, bem como caçadores de pragas:

– moscas sirfídeos, alimentando-se de pulgões, tripes e outras pragas;

– joaninhas;

– vespas parasitóides que se diferenciam por atacarem pragas em diferentes fases da sua vida – ovos, larvas, pupas ou adultos;

– olhos dourados.

Se os polinizadores cuidarem da polinização dos pepinos, abobrinhas, abóboras, tomates e outros vegetais, os insetos predadores limpam, por exemplo, pulgões. Algumas espécies de vespas parasitóides põem seus ovos em pulgões, e suas larvas se alimentam de seu interior, transformam-se em pupas e emergem.

A presença de inimigos naturais proporciona a melhor proteção para o jardim.

Latinas funcionam como armadilhas

Os latinos costumam ser cultivados como armadilhas em plantações companheiras e também em anéis de árvores frutíferas, atraindo pulgões, lesmas e outras pragas. Desta forma, protegem frutas e vegetais de ataques.

Armadilhas são um tipo de planta sacrificial que é destruída juntamente com os “passageiros” ou são previamente tratados com preparações químicas. Muitas vezes podemos destruir apenas parte das plantas, mas devido ao rápido crescimento, elas compensam facilmente a perda. No ataque leve, os insetos entomófagos também se dão bem.

Nos locais com asas brancas, a capuchinha atrai-os fortemente com seu aroma. Plantado próximo ao repolho, atrairá as pragas e elas depositarão seus ovos nas folhas onde poderão ser encontrados e descartados.

Controle de ervas daninhas

A cobertura morta é mais frequentemente usada para controlar ervas daninhas. A capuchinha é uma cobertura viva que tem grande capacidade de cobertura e aumenta ativamente o território durante a estação de crescimento. Perfumado e eficaz – cada planta da espécie rasteira cobre uma grande área.

Também ajuda a reduzir o risco de doenças. A latina cultivada como planta companheira pode desempenhar diversas funções. Plantado ao lado dos pepinos – melhora o sabor, a energia e a taxa de crescimento do vegetal. Quando plantado perto de tomates e cachimbop, então os latinos protegem os vegetais de doenças fúngicas.

Em seu papel de cobertura do solo, as capuchinhas protegem as folhas baixas dos tomates e pimentões da propagação da água da superfície do solo, que geralmente contém patógenos.

Como planta de cobertura do solo, Latina protege do superaquecimento da superfície do solo no calor do verão.

Esta flor também é um bom complemento para a compostagem. Devido ao seu crescimento ativo e alto teor de substâncias úteis, a capuchinha é um excelente ingrediente para compostagem. Durante o período vegetativo, é possível cortar partes individuais das plantas de acordo com o seu desenvolvimento e enviá-las para a compostagem ou compostor, e antes das primeiras geadas podem ser enterradas no solo.

Comestível e útil

As flores, folhas e sementes da Latina são comestíveis e utilizadas no preparo de saladas, petiscos e sobremesas.

As folhas são ricas em vitamina C, ferro e outros minerais. São utilizados em saladas de frutas e combinados com queijos. No caso das variedades de folhas grandes, podem ser utilizadas para embrulhar o sarmi.

As flores têm sabor e aroma agradáveis ​​e contêm vitaminas B1, B2, B3, C e diversos minerais – manganês, ferro, fósforo e cálcio. São utilizados em saladas e doces, em geleias e aperitivos, e também para aromatizar e colorir vinagre.

A capuchinha é uma planta muito valiosa para a agricultura orgânica.

Vários motivos para plantar latim no jardim

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *