Infusão de coníferas para plantas populares que florescem no inverno




Para os feriados de Natal e Ano Novo, é oferecida uma ampla seleção de flores de interior em flor ou prontas para florescer – rosas de interior, poinsétias, amarílis e uma variedade de árvores de Natal (schoumbergera). A tintura de coníferas, que podemos preparar facilmente neste período, ajudará nossos bichinhos verdes a preservar sua beleza por mais tempo.

Todas as plantas domésticas populares que florescem no inverno mencionadas adoram solo acidificado. A infusão de coníferas tem efeito bioestimulante e enriquece o solo com elementos úteis, pois as agulhas dessas plantas são ricas em oligoelementos e vitaminas.

Regar as plantas de interior com infusão de coníferas promove a absorção destas substâncias úteis pelas raízes, o que contribui para o seu pleno desenvolvimento e floração abundante. Isto é especialmente importante para flores compradas durante as férias, desde que queiramos armazená-las e não utilizá-las uma única vez. A preservação da amendoim é considerada uma “acrobacia” entre os amantes das flores, e muitas vezes não nos preocupamos em tentar preservá-la.

A tintura de coníferas possui propriedades antifúngicas devido à presença de óleos essenciais, o que auxilia na prevenção de doenças causadas por fungos patogênicos.

Não esqueçamos o aroma agradável, que lembra as maravilhosas férias de inverno. As agulhas que usaremos dependem das nossas preferências – desde abeto, pinheiro, abeto ou zimbro. Ao contrário de nós, para pragas de plantas domésticas, por exemplo ácaros e tripes, estes aromas são repulsivos e têm um efeito deprimente sobre os parasitas.

Como preparar a tintura de coníferas?

Para preparar a tintura, utilizamos um recipiente de vidro ou esmalte bem limpo. O plástico não é adequado porque existe a possibilidade dos óleos essenciais grudar e até reagir, o que prejudicará as qualidades.

As agulhas coletadas são despejadas com água quente, mas não fervente, na proporção de 1:10 partes em peso (10 g de agulhas são despejadas em 100 ml de água). A infusão permitirá extrair as substâncias benéficas e não precisa ser fervida.

Cubra o recipiente com uma tampa ou outro recipiente adequado para reter o calor e evitar a evaporação. É bom permanecer por 10-12 horas para extração máxima de substâncias úteis.

A infusão é coada em peneira fina e pode ser guardada na geladeira por até 2 semanas. Antes do uso, é diluído em água decantada na proporção de 1:10 a 1:20, dependendo do tipo de planta e de suas necessidades. Se possível, pode ser diluído com água da chuva ou neve. É usado uma vez a cada uma ou duas semanas, mas não deve ser permitida rega excessiva.

Para quais outras plantas a tintura de coníferas é adequada?

Para todos os tipos de bromélias, antúrio, dieffenbachia, spathiphyllum, araruta, euphorbia, hortênsia, azaléia, jasmim de interior, calla, mandioca, dracaena, violeta, samambaia, tradescantia. A maioria das plantas de interior trazidas de países quentes gosta de solo ligeiramente ácido, e isso significa que a infusão de coníferas irá beneficiá-las.

Infusão de coníferas para plantas populares que florescem no inverno

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *