Berinjela – característica botânica

 

Na maioria dos países do mundo, a berinjela é cultivada anualmente. Em algumas regiões tropicais, o seu cultivo bienal é possível e aplicado, embora limitado, pelo corte baixo das partes vegetativas desenvolvidas no primeiro ano. Os órgãos vegetativos da berinjela são caracterizados por características morfológicas específicas que delineiam as características botânicas da espécie.

Sistema radicular

O sistema radicular da berinjela é relativamente bem desenvolvido. É composto por 4 a 5 ramos esqueléticos que, quando crescem em solos estruturais e em condições mais secas, podem penetrar até uma profundidade de 40 a 50 cm. Deles crescem numerosos ramos mais curtos e finos, localizados na camada superficial do solo – 20-30 cm. A capacidade de recuperação é mais fraca do que a do tomate, razão pela qual as plantas demoram mais para recuperar o atraso.

Tronco

O caule da berinjela é bem desenvolvido, ereto, com 3 a 8 ramos principais. Sua altura varia de 50 a 150 cm. Dependendo da variedade, a coloração desta parte vegetativa pode ser verde, verde-violeta ou antocianina. Está coberto de pêlos em vários graus.

Folhas

As folhas da berinjela são simples, dispostas em pecíolos curtos, isoladamente nos nós do caule central e nos ramos. Sua forma é elíptica ou ovóide e a periferia é lisa ou ondulada. São cobertos por pêlos mais densos ou esparsos, principalmente na parte inferior. A venação é verde ou roxa escura.

Cores

As flores são em sua maioria únicas e, em algumas variedades, 2-3 são coletadas em um nó. As flores da berinjela são relativamente grandes, bissexuais, consistindo de 5 a 7 sépalas, pétalas e 6 a 10 estames. A corola é roxa clara ou roxa escura. O carpelo é superior, com 3-4 lóbulos.

A parte predominante das flores é autopolinizada, mas devido ao fato de o rompimento dos estames e a polinização ocorrerem quando as flores estão totalmente abertas, a polinização cruzada é um fenômeno frequente e pode atingir 30-40%.

Fruta

O fruto da berinjela é botanicamente um falso morango de formato elíptico, oval, cilíndrico ou em forma de pêra. A cor do fruto na maturidade técnica é púrpura claro ou escuro, mas pode ser branca ou verde claro. Sua superfície pode ser com ou sem brilho forte. O interior tem consistência esponjosa frágil ou dura, amarga em graus variados. Na maturidade botânica, os frutos mudam de cor, tornam-se ásperos e perdem a suculência.

Sementes

As sementes são pequenas, planas, em forma de rim e têm peso absoluto de 3,5-4,6 g. Eles são de cor amarelo-marrom ou chocolate claro. Com bom armazenamento, sua germinação dura de 4 a 5 anos.

 

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *