Valorizar e preservar as variedades locais de feijão

 

A importante importância económica do feijão é determinada pelo elevado sabor e qualidades nutricionais dos seus frutos e sementes e pela capacidade das plantas em melhorar a fertilidade do solo. Para o nosso povo, é um dos alimentos vegetais preferidos.

Um estudo sobre feijões em hortas privadas mostra que existe uma grande variedade de variedades locais na Bulgária, tanto agora como no passado.

Mudanças contínuas estão ocorrendo na composição varietal local. Trocam-se sementes, importam-se novas variedades, outras abandonam-se. A movimentação de variedades aqui é realizada em função dos desejos e considerações ou da habilidade de seleção dos horticultores. Hoje, mais de 60 variedades locais de feijão são cultivadas em nosso país. Eles representam uma diversidade notável em aparência, maturidade precoce, resistência a doenças e qualidades gustativas. Em várias regiões e povoações, algumas das variedades mais antigas de feijão foram preservadas. Proprietários atenciosos, conhecedores da tradição, transmitem-nos meticulosamente de geração em geração. Sob a influência das condições e da seleção consciente ou inconsciente, a maioria das antigas variedades de feijão se desintegraram em diferentes formas ou variedades com novos caracteres. Eles são amplamente distribuídos, alguns ocorrendo muito raramente. Uma das mais difundidas é a variedade White large oblet (White fat, Goloban). A informação recolhida diz que é um dos grãos locais mais antigos, importado durante a escravatura turca. É cultivado em Pernishka, Sofia, Kyustendil e outras regiões. Embora haja alguma variação consoante a aldeia e o agregado familiar, no geral a qualidade dos pimentos e das suas sementes é excelente. A variedade local Cherven Gradinski (Alen Veykov, Chervenki) refere-se aos primeiros grãos conhecidos na Europa. É cultivado no nosso país há muito tempo, transmitido como uma lembrança querida pelas avós e bisavós, mas agora é muito raro. Apenas plantas isoladas da variedade de feijão Vyazan (Pileshnik) são encontradas nas regiões de Blagoevgrad e Kardzhali. Conserva-se na memória popular como um dos grãos mais antigos ou mesmo o mais antigo das nossas terras. O amplamente conhecido feijão Raikin (Stambolets, Cherkessk) pertence aos feijões mais difundidos no mundo. Entrou na Europa no século XVIII com nomes diferentes. A partir dele surgiram e criaram inúmeras variedades e formas, que são utilizadas principalmente em hortas caseiras graças à sua boa adaptabilidade às condições e à elevada qualidade dos frutos e sementes.

As antigas raças locais em fazendas privadas geralmente têm muitos nomes. Por exemplo, a variedade Golden Bean também é conhecida como Golden Crown, King’s Crown, Golden Seedless, Paradise Bean, Vladishki, Boden Bean, Butter Burjack, Mountain Bean, Balkan Bean, Spanish Bean, etc. Refere-se aos feijões mais comuns e preferidos dos nossos jardins. A variedade de feijão Bazov também é conhecida e cultivada, também chamada de Bozak, Sivko, Sur kapush, Plav varshniar, feijão Kolov, Rhodope papuriak, alemão búlgaro, Hilyadnik.

Outro grupo de variedades, segundo os dados recolhidos, surgiu no nosso país mais recentemente. Eles tendem a ser mais uniformes e uniformes, mas perderam seus nomes originais e também seu pedigree dependendo da nota que recebem e de sua promoção. Eles estão espalhados em vários graus. Por exemplo, a variedade, que recebeu o nome local de Koštav bob (Pukliv), nos últimos 25-30 anos se espalhou por cada vez mais assentamentos. Portanto, a excelente qualidade de seus frutos, a boa fertilidade, bem como as informações sobre suas propriedades curativas para doenças renais ajudam. Semelhante a ela, outras variedades como feijão Bulchin, Kafyavotochkov, Chervenosharen vinzar, Eder blagush e outras estão se espalhando de forma relativamente rápida.

No estudo e sistematização das variedades locais formou-se um terceiro grupo, que se pode presumir ter origem local, ou seja, que foram criados por criadores populares desconhecidos. Antigamente, acreditava-se que assim surgia a variedade de feijão-mãe (Bibenki, Patterned Korme). Tais suposições podem ser feitas sobre a maravilhosa variedade local Maslenko, semelhante a Jerusalém, sobre o feijão Kalinka, semelhante à antiga variedade Aleno Papure, etc.

A variedade de variedades e formas locais de feijão existentes no nosso país é um grande tesouro nacional que deve ser valorizado e protegido. Existe um perigo real de extinção de variedades ou formas locais valiosas. É necessário muito cuidado e atenção para preservar e preservar o material local.

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *