Milho doce

 

Milho doce (Zea mays var. saccharata) é uma planta anual. As jovens espigas de milho doce são utilizados, que são conservados ou fervidos. Os grãos de milho doce na maturidade láctea apresentam altas qualidades nutricionais e gustativas. 1 kg de grãos contém 135 g de carboidratos, dos quais muitos açúcares, 8 g de gordura, 25 g de proteína, 60 mg de cálcio, 775 mg de fósforo e 3,2 mg de ferro. Além disso, o milho doce é rico em vitamina PP, B1; EM2C, caroteno, etc.

Comparado ao milho normal, o milho doce é mais forte e tem espigas menores. Quando maduras, suas sementes apresentam-se enrugadas, com forte fratura vítrea.

Como milho normal, milho doce exige muito calor, por isso é sensível às geadas do início da primavera e do final do outono. Germina apenas entre 12-13°C e deve ser semeada após um aquecimento mais significativo do clima e do solo na primavera. Como o milho doce também adora umidade, a seca causa uma transição muito rápida para a maturidade do leite, degrada a qualidade do grão e diminui o rendimento. Verificou-se que em altas temperaturas o açúcar nos grãos diminui muito rapidamente.

Adequados para o cultivo de milho açucareiro (doce) são solos férteis e arejados e especialmente solos aluviais. Não cresce bem em solos pesados ​​​​e frios com lençóis freáticos próximos. Reage favoravelmente à introdução de esterco – fresco ou semidecomposto – em combinação com fertilizantes minerais.

As sementes de milho doce são semeadas na primeira quinzena de abril ou uma ou duas semanas depois nas áreas do norte para evitar geadas no final da primavera. É semeado na base dos cavalos em ninhos a uma distância de 70 cm entre fileiras e 60 cm entre ninhos, a uma profundidade de 2,5-7,5 cm dependendo do solo e da sua umidade. São necessários 2-4 kg de sementes para semear 1 decare. Após a reorganização, 1-2 plantas permanecem nos ninhos. Durante a estação de crescimento, são realizadas 2-3 lavouras ligeiramente profundas com as plantas cercadas. Um bom efeito de fertilização é obtido durante a rega. Também deve ser regado no início da fase de maturação do leite para garantir alta qualidade do grão e maior maturidade económica. A poda não é praticada milho doce tende a produzir mais irmãos.

As espigas de milho doce são colhidas na maturidade leitosa. Nesta fase, são também os mais indicados para enlatados. Em climas quentes, a colheita é feita prontamente, antes que o feijão libere suco com consistência de massa. O rendimento médio do milho doce é de 3.000-5.000 kg por hectare de espiga. A massa verde depois de descascada das espigas é uma forragem verde completa para ensilagem.

 

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *