Macarrão – Allium schoenoprasum

 

O macarrão (Allium schoenoprasum L.) é uma planta bulbosa perene introduzida na cultura desde a antiguidade. É amplamente distribuído em todos os países da Europa Central e do Norte, bem como nos EUA, Canadá, Austrália, etc. O choco propaga-se por sementes e por divisão dos bolbos.

As estacas crescem continuamente até o final do outono, com ramos aparecendo em um caule comum na segunda metade do verão. No primeiro ano, uma planta pequena (até 20 cm de altura) com algumas folhas cresce lentamente a partir da semente. No ano seguinte, novos ramos são formados a partir de cada ramo e, no final do segundo ano, forma-se um tufo inteiro com um tronco comum (caule). O falso caule é curto (até 10 cm), composto por 3-5 folhas tubulares, de 12 a 15 cm de comprimento, cilíndricas, verde-escuras. No segundo ano, um caule baixo e fino com flores (15-20 cm de altura) cresce em cada ramo, terminando com uma pequena inflorescência. As cores da estaca são 15-20, violeta escuro. A sua cor agradável e o denso arranjo dos caules floridos despertam o interesse por esta planta também como decorativa, como bordadura de canteiros, praticada por jardineiros amadores em muitos países da Europa Ocidental. Uma pequena porcentagem de flores dá sementes. Eles ficam fracamente aderidos à flor e caem rapidamente, caso em que são apenas semeados. As sementes são pequenas (massa absoluta 0,9 g). Eles mantêm a germinação por dois anos.

Entre todas as culturas de cebola o macarrão é considerado mais valioso no preparo de sopas e saladas. Seus méritos nutricionais também são potencializados pelo alto teor de vitaminas, sais minerais e óleos essenciais. Amarrados em pequenos feixes, os jovens alhos selvagens estão disponíveis quase todo o ano nos mercados europeus, atingindo um preço elevado. Por esta razão, vários sistemas para produção forçada em estufas e túneis mal aquecidos foram recentemente desenvolvidos e implementados.

A variedade varietal é relativamente pequena e o trabalho de seleção com ela é limitado.

Mesmo nos países com maior distribuição, o macarrão ocupa áreas limitadas. É cultivada em hortas fora da rotação de culturas, onde as culturas permanecem por 3-5 anos ou mais. O choco é propagado por sementes e rebentos dos bulbos. O solo para o cultivo das mudas é cuidadosamente preparado. As sementes são plantadas no início da primavera. Nos países mais ao sul, a semeadura de mudas antes do inverno é preferível. A propagação das estacas pela divisão dos tufos é mais difundida. Também acontece na primavera e é um evento para rejuvenescer a já antiga safra. Os tufos são desenterrados, os bulbos individuais são separados e cada planta é plantada 15-20 cm na linha e 30-40 cm entre as linhas. Está bem pressionado ao solo e regado. A captura é rápida, o crescimento é amigável. Após 40-50 dias, essas culturas estão prontas para a colheita. Com uma faca adequada, os falsos caules são cortados até a superfície do solo. Esta operação é realizada 3-4 e às vezes mais vezes durante a estação de crescimento. Não se deve permitir que as colheitas envelheçam e formem hastes floridas. Então eles ficam impróprios para consumo.

Para o forçamento, os tufos são retirados e replantados em túneis cobertos com filme plástico ou em estufas pouco aquecidas. Nestes casos, também são possíveis cortes de inverno.

 

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *