Majorana – Majorana hortensis Moench

 

Manjerona (Majorana hortensis Moench) é cultivada na produção vegetal como planta anual.

O caule de a manjerona é ereto, ramificado, com 20-50 cm de altura, lenhoso na base. As folhas são pequenas – 1,2-2 cm de comprimento, oblongo-ovais, inteiras. As sementes são muito pequenas, castanhas claras.

Para alimentação como tempero de sopas, saladas, salsichas, etc. utilizam-se as folhas frescas ou secas e os ramos jovens da manjerona, cujo cheiro específico é agradável. Também contém muita rutina (127 mg%), vitamina C e caroteno.

Sendo uma cultura que gosta de calor desde tenra idade, é sensível até mesmo a ligeiras quedas de temperatura abaixo de 0°C. A manjerona exige muita luz, umidade e fertilidade do solo.

Não existem variedades selecionadas de manjerona. Os formulários locais são comuns.

Em áreas mais ao sul a manjerona é cultivada por semeadura direta ao ar livre, mais ao norte – por mudas.

A semeadura em local aberto ocorre em abril, quando o clima esquenta, em fileiras com distância entre fileiras de 25-30 cm são semeados 0,4-0,5 kg de sementes por 1 decare. É melhor cobrir as sementes com uma fina camada de esterco decomposto peneirado e levemente compactado.

Para o cultivo de mudas em estufa ou estufa – as sementes são semeadas em março, 30-40 g por 1 deca. As sementes, por serem pequenas, não ficam cobertas com terra, mas sim acondicionadas com uma tábua. O plantio é feito em maio, a uma distância de 25-30 cm entre linhas e 10 cm nas linhas.

Mudas para transplante em julho podem ser cultivadas em estufa fria durante a semeadura em maio.

Durante a vegetação da manjerona, são realizados os cuidados habituais. As culturas, semeadas diretamente no local, são desbastadas a uma distância entre fileiras de 10-15 cm. São alimentadas com nitrato de amônio após a primeira colheita.

A manjerona é colhida 1 a 2 vezes. A primeira colheita da manjerona é antes da floração, cortando as plantas 6 a 7 cm acima da superfície do solo. As plantas cortadas são amarradas em feixes. Para a secagem, são colocados em local com sombra e ventilado.

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *