Agrião – agrião (Lepidium sativum L.)

 

O agrião é uma planta anual da família dos crucíferos. A raiz de agrião está magra. Os caules são eretos, com 50-90 cm de altura. As folhas em roseta são cortadas pinadas ou inteiras, ovais, dentadas; as folhas dos caules são inteiras, lineares e pontiagudas. As sementes são pequenas, ligeiramente achatadas, castanhas claras ou avermelhadas.

As folhas da roseta e os ramos jovens do caule antes do início dos rebentos do agrião têm um agradável sabor picante de mostarda e são utilizados em saladas, como tempero e para guarnecer alguns pratos. Eles são ricos em vitaminas – 120 mg% de vitamina C, até 4,8 mg% de caroteno, 83 mg% de rutina e vitaminas do grupo B e ferro, cálcio, iodo, potássio e outros sais minerais.

Existem algumas variedades de agrião cultivadas na Europa. O local agrião encontra alguma distribuição em algumas regiões do país.

Solo fértil, rico em matéria orgânica e suficientemente úmido é favorável ao cultivo do agrião. Antes da semeadura do agrião, o local é preparado com plantas.

O agrião é semeado em intervalos de 7 a 10 dias, desde o início da primavera até o início do calor e novamente no final do verão. É deixada uma distância de 20-25 cm entre as linhas; mais tarde, após o desbaste, as plantas ficam separadas por 8 a 10 cm na linha.

2-3 semanas após a germinação, o agrião já pode ser colhido. Durante esta curta estação de crescimento, o agrião é regado regularmente, alimentado uma vez com 8-10 kg/ha de nitrato de amónio e eliminado as ervas daninhas.

Na colheita, as plantas são arrancadas ou cortadas próximo à raiz, amarradas com barbantes, borrifadas com água e levadas ao mercado em cestos, caixas, etc.

O agrião pode ser cultivado no início da primavera e em estufas frias ou semi-quentes. Desta forma cultivo de agrião a maior atenção é dada à ventilação e ao fornecimento da melhor iluminação possível para as plantas; com falta de luz, são fortemente estirados e apresentam rendimento de baixa qualidade.

 

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *